Close Menu
Gazeta Estiva Gerbi
  • Inicio
  • Estiva Gerbi
  • Brasil
  • Esportes
  • Games
  • Colunas
  • Fale conosco
Destaques

Polícia faz operação no interior de SP contra fraudes bancárias

21 de outubro de 2026

Videogames: Final Fantasy Resonance – Review

21 de outubro de 2026

Inter e Bragantino avançam às semifinais da Copa do Brasil Feminina

21 de outubro de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Estiva Gerbi
  • Anuncie!
Facebook Instagram
Gazeta Estiva Gerbi
  • Inicio
  • Estiva Gerbi
  • Brasil
  • Esportes
  • Games
  • Colunas
  • Fale conosco
Gazeta Estiva Gerbi
Noticias

Marajó sob a terra: Conheça a sociedade complicada que habitou a ilha antes da colonização

21 de outubro de 2026
marajo-sob-a-terra:-conheca-a-sociedade-complexa-que-habitou-a-ilha-antes-da-colonizacao
Marajó sob a terra: Conheça a sociedade complexa que habitou a ilha antes da colonização


Texto Maria Clara Rossini, de Soure | Design Gabe Rivas e Juliana Krauss | Fotos Juliana Krauss

Eu nunca havia visitado um sítio arqueológico. Enquanto estava no carro a caminho de um, torcia para encontrar ao menos um pedacinho de cerâmica milenar – talvez deixado para trás por um pesquisador descuidado que já tivesse escavado o local no passado. Jamais passou através da minha cabeça que eu caminharia tropeçando em peças arqueológicas.

Qualquer desavisado que visita o Teso dos Bichos pode pensar que se trata de um canteiro de obras abandonado. O chão de grama e terra é coberto de cacos que parecem ser de tijolo. Mas quem atenta aos fragmentos, um a um, percebe que alguns deles têm decorações complicadas, estão moldados em diferentes formatos, e até pintados em branco ou preto.

Marajó_TesoBichos6 Maria Clara RossiniReprodução
Marajó_TesoBichos2 Maria Clara RossiniReprodução
Marajó_TesoBichos7 Maria Clara RossiniReprodução
Marajó_TesoBichos4 Maria Clara RossiniReprodução
Marajó_TesoBichos3 Maria Clara RossiniReprodução
Marajó_TesoBichos5 Maria Clara RossiniReprodução
Marajó_TesoBichos1 Maria Clara RossiniReprodução

Esse é o sítio arqueológico mais acessível da área. E, mesmo assim, tive que pegar três horas de estrada, duas balsas, passar por quatro portões de fazendas, caminhar por dois córregos lamacentos descalça, tirar espinhos dos pés e ainda caminhar por mais 20 minutos em um campo aberto (nunca me conectei tanto com Indiana Jones). O local recebe muitos visitantes que, segundo o meu guia, quase sempre colocam um pedacinho de cerâmica no bolso.

Os souvenirs dos turistas são vestígios de uma sociedade complicada que existiu na Ilha do Marajó, no estado do Pará, existe mais de mil anos. Esses povos realizavam ritos funerários longos e trabalhosos, construíam montes e lagos artificiais e desenvolveram uma iconografia que é um mistério para os arqueólogos até hoje. Tudo que restou dessa época foram objetos de cerâmica – ou pedaços deles.

Esse arquipélago no Norte do Brasil tem 590 mil habitantes, e uma área comparável a países como Suíça e Dinamarca. As condições socioeconômicas, no entanto, não poderiam destoar mais dos países europeus. O Marajó abriga o município com o pior IDH do Brasil, e praticamente todo o território vive sem saneamento básico, com dificuldade de acesso à educação e com quedas incessantes de energia.

Mesmo assim, o arquipélago atraiu dezenas de pesquisadores internacionais no espaço das décadas. Existem milhares de peças marajoaras em museus ao redor do mundo, mas muitos brasileiros não fazem ideia dessa riqueza arqueológica.

Nos rituais funerários, os corpos eram enterrados no chão. Depois de a decomposição, os ossos eram colocados em urnas, também enterradas.Acervo MAE USP/Juliana Krauss/Superinteressante

Dá para viver na Amazônia?

As primeiras coletas arqueológicas no Marajó ocorreram na segunda metade do século 19. Na época, a comunidade científica internacional estava se acostumando com as ideias de Darwin sobre a seleção natural, e todos estavam ávidos para verificar (ou refutar) suas teorias. Muitos pesquisadores passaram a estudar não só animais e plantas ao redor do mundo mas também diferentes sociedades humanas. Os adeptos do chamado “evolucionismo social” acreditavam que a lógica de evolução das espécies também se aplicaria a povos de Homo sapiens.

Foi por volta de 1870 que o Teso dos Bichos foi explorado através da primeira vez. “Teso” é o nome que se dá aos montes artificiais construídos pelos indígenas que habitavam o Marajó antes da colonização. Eles eram feitos perto de rios, empilhando terra retirada de uma área próxima até formar um morro de em torno de 10 metros de altura.

As cheias dos rios alagam todo o território, então viver em cima dos tesos era um meio de se proteger da variação do nível da água. É uma lógica semelhante às palafitas que hoje são moradia do povo ribeirinha da Amazônia.

TesoBichos3 Maria Clara RossiniReprodução
Marajó_Palafitas6 Maria Clara RossiniReprodução
TesoBichos2 Maria Clara RossiniReprodução
Marajó_Palafitas1 Maria Clara RossiniReprodução
TesoBichos1 Maria Clara RossiniReprodução
Marajó_Palafitas3 Maria Clara RossiniReprodução
Marajó_Palafitas7 Maria Clara RossiniReprodução

Existe centenas de tesos espalhados através do Marajó [veja alguns no mapa abaixo]. Eles serviam de casa, espaços de cerimônia e cemitérios desses povos. Por isso, os elevados guardam vestígios de como eles viviam. As construções feitas de materiais orgânicos, como madeira e palha, se deterioraram com o tempo. Mas as cerâmicas, que são feitas de argila e pintadas com pigmentos minerais, resistem até hoje. Esses materiais começaram a ser escavados e coletados para compor coleções de museus mundo afora.

Com tamanho comparável ao da Dinamarca, o arquipélago já foi lar de diferentes povos. Veja onde estão alguns dos sítios hoje.Gabe Rivas e Juliana Krauss/Superinteressante

“Era uma curiosidade: como um lugar tão ‘inóspito’ e com povos ‘primitivos’, como a Amazônia, pode ter tido uma cerâmica tão complexa?”, diz Cristiana Barreto sobre o pensamento da época. Ela é pesquisadora do Museu de Arqueologia e Etnografia da USP e dedicou grande parte de sua carreira a estudar a iconografia marajoara. “Virou uma moda entre os grandes museus do mundo ter uma coleção de cerâmica marajoara. E aí foi uma pilhagem, mesmo […] eu nem chamo de escavação.”

Com início de 1948, um casal de arqueólogos estadunidenses transformou a maneira como se estudava o Marajó. Betty Meggers e Clifford Evans estavam entre os primeiros a escavar por lá utilizando método científico: relacionaram as camadas de solo com momentos de tempo (estudo chamado estratigrafia) e registraram as peças identificadas. Até hoje, boa parte dos vestígios catalogados são fruto dessa expedição.

O item mais emblemático avistado através do casal (hoje guardado na reserva técnica do Museu Emílio Goeldi, em Belém) é uma urna funerária pintada de vermelho, branco e preto. Com em torno de 1 metro de altura, ela fazia parte dos rituais funerários indígenas: primeiro, o corpo era enterrado no solo e deixado lá por alguns meses. Depois de a decomposição da pele, dos órgãos e do material orgânico, os ossos eram desenterrados. Então, eram colocados dentro das urnas funerárias, provavelmente junto com algum tipo de rito, e que depois eram enterradas.

Já foram identificadas urnas de diferentes tamanhos e estilos. Muitas delas são esculpidas e decoradas no formato de uma figura antropomorfa, com olhos, boca e orelhas com alargadores. Também é plausível notar penas e garras nesta figura similares às de um gavião-real. Essa é a maior ave de rapina do Brasil e uma das mais fortes do planeta, sendo capaz de carregar preguiças, macacos pequenos, entre outros bichos. É plausível que ela represente o transporte do espírito para o pós-vida.

Algumas urnas são esculpidas na forma de um gavião-real, a maior ave de rapina da Amazônia. Pode representar a passagem para o pós-vida.Acervo MAE USP/Juliana Krauss/Superinteressante

As urnas podem vir seguidas de representações de outros animais, como cobras, além de formas geométricas simétricas características da iconografia marajoara. Barreto acredita que as pessoas faziam danças ao redor das urnas, vidradas através do padrão labiríntico pintado na cerâmica. 

Além das urnas, chocalhos de formato humanoide provavelmente eram usados nos rituais funerários. Esses chocalhos são frequentemente avistados com a cabeça separada do corpo. Depois de serem manuseados pelos xamãs, essas figuras eram decapitadas com a ideia de liberar o espírito dentro delas, segundo algumas interpretações.

Chocalhos: acredita-se que eram usados nos rituais funerários. Costumam ser avistados com a cabeça separada do corpo – que era provavelmente cortada depois de o ritual.Acervo MAE USP/Juliana Krauss/Superinteressante
Os chocalhos representam seres que ajudavam o xamã nos ritos.Acervo MAE USP/Juliana Krauss/Superinteressante

Até o momento falamos da cerâmica mais decorada, colorida e com iconografias complicadas. Mas ela não é a única. Meggers e Evans reconheceram cerâmicas de outros estilos, as quais atribuíram a culturas distintas que viveram no Marajó.

Eles dividiram a cerâmica pré-cabralina (antes de 1500) em fases, da mais antiga à mais recente: ananatuba; mangueiras; formiga; marajoara; e aruã. Esta última foi produzida pelos povos que tiveram contato com os colonizadores [veja a linha do tempo abaixo].

As fases da cerâmica do Marajó. Fonte: Museu Emílio Goeldi, baseado em Meggers e Evans.Gabe Rivas e Juliana Krauss/Superinteressante

As datações exibiram que a ilha já era ocupada por volta do ano 1500 a.C. De acordo com os norte-americanos, as fases ananatuba, mangueiras e formiga, que produziam uma cerâmica considerada mais simples, teriam sido dominadas pelos produtores da cerâmica marajoara, vista por eles como a mais “evoluída”.

É inegável a contribuição do casal de arqueólogos para o estudo do Marajó. Mas a interpretação das informações avistados era muito determinista. Eles baseavam suas ideias em teorias culturais-ecológicas, que supunham que o clima e o ecossistema da Amazônia seriam muito hostis para o desenvolvimento de uma sociedade e de uma cultura complicadas.

Meggers e Evans sugerem que os povos da cerâmica marajoara teriam vindo dos Andes, navegando o Rio Amazonas até chegar ao Marajó. Essa população andina teria levado sua cultura e sua técnica avançadas para o arquipélago amazônico – mas, devido às condições ambientais hostis, a sociedade teria entrado em declínio com o tempo.

A cerâmica da fase marajoara é datada dos anos de 400 d.C. a 1400 d.C. De acordo com o casal, ela teria sido “substituída” através da cerâmica aruã, considerada menos complicada. Ela é caracterizada por rostos mais simples e corpos bojudos, semelhante a um boneco Michelin. A cerâmica aruã não apresenta a iconografia e os padrões geométricos avistados na marajoara.

O país com mais pirâmides do mundo não é o Egito

Essa foi a visão que prevaleceu por quase 50 anos, e ainda é disseminada por parte da difusão científica. Mas ela não é a mais aceita hoje. Uma das primeiras pesquisadoras a contestar essa visão foi uma outra arqueóloga estadunidense de peso que resolveu se aventurar no Marajó.

Novas direções

A arqueóloga Anna Roosevelt, bisneta do ex-presidente dos EUA Theodore Roosevelt, chegou ao Marajó na década de 1980. Ela ia contra as ideias determinísticas de Meggers, falando que sociedades complicadas poderiam, sim, ter se desenvolvido na Amazônia, em particular com o auxílio do manejo de terras e da agricultura. Para ela, a cerâmica da fase marajoara seria uma continuação das outras fases desenvolvidas localmente, e não uma cultura importada dos Andes.

A cerâmica marajoara existiu por através do menos mil anos – o que, por si só, já indica a persistência de uma sociedade complicada no arquipélago. Hoje em dia, os arqueólogos usam a palavra “complexa” não para se referirem a populações superiores a outras (uma visão considerada racista e ultrapassada). Mas sim para falar de populações que tinham uma hierarquia social e política, e também uma divisão do trabalho, em que cada sujeito se especializa em uma tarefa.

É o caso da sociedade marajoara. Provavelmente havia os ceramistas, especialistas na moldagem e queima da argila. A pintura e a decoração elaboradas saíam das mãos dos “artistas”, pessoas que passavam anos aprimorando a técnica (existe até exemplos de cerâmicas pequenas e com erros – fruto, talvez, de aprendizes se familiarizando com o processo). Muitas urnas funerárias são extremamente parecidas, o que indica uma replicabilidade das técnicas.

Potes: além dos itens característicos da cultura marajoara, como as urnas e as tangas, esses povos também produziram vários itens cotidianos. Cumbucas estilizadas podiam ser usadas em ocasiões especiais.Acervo MAE USP/Juliana Krauss/Superinteressante
Objetos em miniatura poderiam servir como brinquedos.Acervo MAE USP/Juliana Krauss/Superinteressante

Além das pessoas que cuidavam da cerâmica, é provável a existência dos “engenheiros” que manejavam o solo. O próprio método de fabricação dos tesos é um mistério para os cientistas até hoje, já que as possíveis ferramentas usadas não resistiram ao tempo. O que sabemos é que, além de proteger as casas das cheias dos rios, os tesos ainda garantiam a subsistência durante os momentos de seca.

Quando você constrói um castelo na praia, forma-se um laguinho no espaço de onde foi retirada a areia. Com os tesos, não era diferente: próximo aos montes de terra existem lagos artificiais que enchiam de peixe durante as cheias dos rios. Nos meses de seca, quando a água baixava, os peixes ficavam detidos nesses reservatórios, assegurando uma fonte de comida nos momentos em que a pesca era mais difícil.

Toda essa planejamento social era provavelmente coordenada por um chefe. A arqueóloga Denise Schaan, que se baseou nos trabalhos de Roosevelt e se tornou uma das maiores pesquisadoras da área, indica que o Marajó em algum momento teve sistemas de cacicados, em que diferentes aldeias estão sob influência política de uma família ou sujeito (o cacique).

Os pigmentos são de origem vegetal e mineral. O vermelho vem do fruto urucum e de pedras ferrosas, enquanto o branco deriva da argila caulim.Acervo MAE USP/Juliana Krauss/Superinteressante

Junto com a compreensão da tecnologia e sociedade indígenas, também surgiram esforços para compreender os símbolos marajoaras. À primeira vista, os padrões geométricos na cerâmica parecem aleatórios. No entanto, depois de observar centenas de símbolos, é plausível reconhecer animais, como cobras, insetos e escorpiões – como se fossem hieróglifos.

Esses símbolos são chamados de “motivos”, e provavelmente tinham significados específicos para aqueles povos. Não sabemos ao certo, porque os marajoaras não deixaram escrita (ou, através do menos, alguma que conseguimos decifrar). Mas dá para supor, baseado em mitos atuais das populações indígenas e nos objetos em que esses símbolos aparecem. O jacaré, por exemplo, fica em tangas femininas usadas em ritos de fertilidade. Segundo pesquisadores, esse animal poderia representar tanto uma proteção para as mulheres quanto o próprio órgão feminino.

Tangas de cerâmica só são identificadas no Marajó. Eram fabricadas sob medida para cada usuária, possivelmente usadas em ritos de fertilidade. Os furos mostram por onde passava o fio.Acervo MAE USP/Juliana Krauss/Superinteressante
A figura do jacaré aparece frequentemente nas tangas.Acervo MAE USP/Juliana Krauss/Superinteressante

Até hoje, o povo local se apropria dessa simbologia. O professor Max e a estilista Glauciane, donos da loja de roupas “ManG” em Soure, a capital turística do Marajó, colocam o símbolo do jacaré unicamente em peças femininas. Algumas saias carregam os motivos de escorpiões, que são associados aos poderes e ao transe alcançado pelas mulheres pajés. O casal faz questão de explicar essas referências aos clientes.

Já Cilene e Ronaldo, outro casal que vive em Soure, são fundadores do “ArteMangue Marajó”, um ateliê de cerâmica que se inspira na iconografia adotada pelos velhos marajoaras. Eles carregam um livro de Denise Schaan sobre as interpretações arqueológicas de cada símbolo. Para Ronaldo, os motivos parecem padrões matemáticos – o segredo para reproduzí-los simetricamente é começar com uma unidade pequena e ampliá-la, seja desenhando contornos ou espelhando os traços até formar o padrão característico do Marajó.

ArteMangue1 Maria Clara Rossini Lima CostaReprodução
ArteMangue5 Maria Clara RossiniReprodução
ArteMangue3 Maria Clara RossiniReprodução
ArteMangue4 Maria Clara RossiniReprodução
ArteMangue2 Maria Clara RossiniReprodução

 

O final…

Por algum motivo, a cerâmica da fase marajoara foi aos poucos deixando de ser produzida com início do ano 1400. Ninguém sabe ao certo por quê. Para Meggers e Evans, essa cultura teria se degenerado devido às condições do ambiente amazônico. Mas hoje essa não é a visão mais aceita pelos arqueólogos.

“Pode ter ocorrido uma grande seca que afetou a alimentação, […] uma disputa territorial ou de poder, uma série de situações”, diz Cassia da Rosa, arqueóloga da Secretaria de Cultura do Pará. Ela explica que, para produzir uma cerâmica como essa, são necessárias diversas pessoas dedicadas àquele ofício – o que requer uma grande estabilidade social. Qualquer ruptura nesta planejamento poderia explicar por que a cerâmica deixou de ser prioridade.

A arqueóloga Denise Schaan defende que os marajoaras não desapareceram, e ainda estavam no arquipélago na época do contato com os europeus, no século 16. Em suas pesquisas no Marajó, ela achou um sítio com cerâmica marajoara ocupado entre os anos 1300 e 1650 – ou seja, depois de o começo da colonização. Enquanto a maioria dos sítios arqueológicos marajoaras estão em regiões de campos abertos, esse último foi avistado na floresta, o que pode indicar um plausível esconderijo.

As espirais na cerâmica marajoara simbolizam cobras. Elas aparecem bastante, sendo talvez os seres mais importantes daquele povo.Acervo MAE USP/Juliana Krauss/Superinteressante

“Hoje nós estamos pensando em uma arqueologia mais flexível, em que esses povos tinham suas relações de trocas e conversas […] É possível que eles estivessem fugindo, porque já tinham notícias da presença dos brancos naquele território. Esse é um entendimento da mobilidade e das conexões que esses povos tinham”, diz Helen Miranda, museóloga no Museu Goeldi.

Depois de a mobilização dos marajoaras para as florestas, os povos aruã ocuparam os campos do Marajó. Eles eram falantes de um idioma da família linguística arawak, muito difundida no Caribe e na América do Sul. Sabemos disso porque os aruã foram os indígenas que tiveram contato com os colonizadores depois de 1500. Por isso, eles e outros povos que habitavam a área figuram nos relatos escritos de jesuítas. No decurso dos anos, essa população foi sendo convertida, escravizada ou exterminada. Hoje, não existem terras indígenas demarcadas no Marajó.

As tradições cerâmicas que existiram ali por 3 mil anos foram perdidas. Com início do século 17, o território foi dividido através do sistema de sesmarias, em que a Coroa portuguesa doava lotes de terra para famílias que fossem cultivá-las. Até hoje, os latifúndios do arquipélago são herança das sesmarias. Tanto moradores locais quanto pesquisadores de fora são categóricos em dizer: todo o Marajó é fazenda.

Os sítios arqueológicos estão quase todos em fazendas privadas – inclusive o Teso dos Bichos. No solo, entre os cacos de cerâmica, observei diversas marcas de patas e esterco de búfalo. Jedilson, motorista que me levou até lá, conta que os animais sempre pisoteiam o local, quebrando cerâmicas que poderiam estar intactas.

Búfalos em uma área próxima ao Teso dos BichosMaria Clara Rossini/Reprodução

Por lei, todos os sítios arqueológicos pertencem à União. Mas não faltam relatos de sítios destruídos ou pilhados pelos donos das fazendas. Em um de seus livros, Schaan conta que achou o teso Inajasal, pesquisado por Meggers e Evans no passado, destruído para dar lugar a uma barragem e pista de pouso.

… E o recomeço

São poucos os locais onde o povo sabe tanto sobre a própria história arqueológica quanto no Marajó. O maior responsável por essa difusão de conhecimento foi Giovanni Gallo, padre italiano que foi morar no arquipélago na década de 1970. Gallo recebia de presente das pessoas achados curiosos e, como escreve em seu livro, “coisas velhas”. Eram artefatos arqueológicos.

Com esses itens, o padre fundou o Museu do Marajó, que hoje fica em Cachoeira do Arari, cidade a três horas de Soure. Além de divulgar a riqueza histórica do arquipélago, Gallo queria que o museu fosse um polo de desenvolvimento cultural para o interior. Ele também fez um livro de bordado, em que ensina a fazer os padrões marajoaras em ponto cruz. Esse livro serviu de base para bordadeiras de todo o Marajó, que hoje têm uma fonte de renda vendendo peças típicas para turistas.

Rapezeira: utensílio para armazenar e inalar ou assoprar o rapé – um pó de tabaco, ervas e cascas bastante usado em rituais de povos tradicionais do Brasil. O rapé era assoprado por um tubinho para o nariz.Acervo MAE USP/Juliana Krauss/Superinteressante
Os inaladores são avistados em diferentes estilos.Acervo MAE USP/Juliana Krauss/Superinteressante

Além das roupas, a própria cerâmica marajoara contemporânea é um meio de relembrar a história. “Produzindo essa cerâmica, a gente ativa essa memória, se reconecta com a nossa ancestralidade e entende como a gente faz parte do processo”, diz Ronaldo Guedes, que junto com a esposa, Cilene, fundou existe 20 anos o ateliê Arte Mangue.

Na frente científica, pesquisadores trabalham para tornar a cerâmica mais acessível ao público. No Laboratório de Restauração do Museu Emílio Goeldi, os cientistas usam do gesso à impressão 3D para reconstruir as peças arqueológicas. Existe também esforços para fazer modelos digitais das peças do acervo do museu e disponibilizá-las online.

Restauração_Goeldi4 Maria Clara RossiniReprodução
Restauração_Goeldi2 Maria Clara RossiniReprodução
Restauração_Goeldi1 Maria Clara RossiniReprodução
Restauração_Goeldi1 Maria Clara RossiniReprodução

O interesse de pesquisadores e da população local deu origem ao Manifesto Marajoara, um abaixo-assinado que pede a repatriação das peças arqueológicas que estão fora do País. Muitas delas saíram do Brasil em escavações que, hoje, seriam consideradas ilegais. Repatriá-las é um jeito de tornar as peças acessíveis à comunidade, para que os moradores do Marajó tenham contato com o passado da terra em que vivem.

Do mundo para o Brasil: o Manifesto Marajoara pede a repatriação de coleções que estão em outros países. Fontes: Cristiana Barreto, Victor Salgado e Emerson Nobre.Gabe Rivas e Juliana Krauss/Superinteressante

Ver de perto essas peças históricas faz diferença para a autoidentificação – e, aqui, peço licença para um último relato pessoal. Durante minha infância em Belém, cresci vendo cabines telefônicas em formatos estranhos nas praças e ruas da cidade. Com o tempo, me esqueci delas. Mas a memória voltou num instante ao ver uma urna marajoara ao vivo no começo da apuração desta reportagem.

Cabine telefônica em formato de urna funeráriaCristiana Barreto/Reprodução

As cabines telefônicas de Belém, veja só, eram representações de urnas funerárias marajoaras. Cenas da minha própria vida que eu não fazia ideia que estavam ali foram desbloqueadas por uma peça de mil anos atrás, produzida por um povo que jamais imaginou a existência da sociedade em que vivemos. Fez parecer que, desde criança, eu estava me preparando para conhecer o Marajó. Só não sabia ainda.

AS MAIS LIDAS DA SEMANA
Toda sexta, uma seleção das reportagens que mais bombaram no site da Super no espaço da semana. Inscreva-se aqui

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossas newsletters através da manhã de segunda a sexta-feira.

Fontes livros Cultura marajoara, de Denise Pahl Schaan; Moundbuilders of the Amazon: Geophysical archaeology on Marajo Island, de Anna Roosevelt; Uma interpretação das culturas da Ilha do Marajó e Archeological investigations at the mouth of the Amazon, de Betty Meggers e Clifford Evans; Motivos ornamentais da cerâmica marajoara, de Giovanni Gallo; artigos “Os filhos da serpente: Rito, mito e subsistência nos cacicados da Ilha de Marajó” e “Evidências para a permanência da Cultura Marajoara à época do contato europeu”.

Agradecimentos Raul, professor de educação física; Luciano, taxista; Max, historiador; Glauciane, estilista do ManG; Carlos Almeida, ceramista; Cilene e Ronaldo, ceramistas do Arte Mangue Marajó; Jedilson Figueiredo, motorista; Zezé, cozinheira do Quintal da Zezé; Alessandro da Silva, historiador do Museu do Marajó; Cassia Rosa, arqueóloga da Secult; Helen Suany Miranda, museóloga e pesquisadora do Museu Emílio Goeldi; Raimundo Teodorio dos Santos, restaurador de cerâmica no Museu Emílio Goeldi; Helena Lima, arqueóloga e pesquisadora do Museu Emílio Goeldi.

Fotografias produzidas no Acervo MAE USP (@maeusp em redes sociais).

Fonte: Super Interessante

Share. Facebook Twitter Email Telegram WhatsApp

Notícias relacionadas

Polícia faz operação no interior de SP contra fraudes bancárias

21 de outubro de 2026

Motoristas de ônibus fazem paralisação na zona sul de São Paulo

20 de outubro de 2026

O que Lula e Flávio Bolsonaro dizem sobre Pesquisa e Universidade em seus planos de governo?

19 de outubro de 2026
Moscay
Últimas Notícias

Polícia faz operação no interior de SP contra fraudes bancárias

21 de outubro de 2026

Marajó sob a terra: Conheça a sociedade complicada que habitou a ilha antes da colonização

21 de outubro de 2026

Motoristas de ônibus fazem paralisação na zona sul de São Paulo

20 de outubro de 2026

O que Lula e Flávio Bolsonaro dizem sobre Pesquisa e Universidade em seus planos de governo?

19 de outubro de 2026
2026 - Gazeta Estiva Gerbi - Notícias da cidade e da região - Grupo T25.
  • Termos de uso
  • Política Privacidade
  • Contatos

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.